Motivos para fazer um curso técnico em radiologia

1. Formação rápida

O curso Técnico em Radiologia prepara o estudante para realizar diversas atividades, como exames de Raio X, organizar os locais de procedimentos e preparar soluções químicas. Para garantir o diploma dessa profissão, o estudante precisa realizar as tarefas curriculares, fazer estágio e escrever um Projeto Integrador.

A formação é constituída por uma vasta gama de conhecimentos e exige que o estudante cumpra diferentes atividades, mas não se trata de um curso longo: a duração média é de 2 anos, enquanto uma formação em curso superior dura, geralmente, entre 3 e 5 anos.

Sendo assim, o curso Técnico em Radiologia é ideal para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Jovens formados, ou que estejam cursando o ensino médio, podem matricular-se nessa formação. Porém é importante observar que o aluno só poderá realizar seu estágio com 18 anos completos.

2. Jornada de trabalho reduzida

A carga horária de trabalho de um Técnico em Radiologia é de 24 horas semanais por emprego (vide lei 1.234/50). Sendo assim, ele deve trabalhar 4 horas por dia no mesmo local ou fazer, por exemplo, um plantão de 24 horas na semana ou dois de 12 horas.

O Técnico possui uma jornada de trabalho reduzida devido às condições das funções que desenvolve, como o contato com agentes nocivos à saúde. Se desejar, ele pode trabalhar em mais de uma instituição, como uma clínica ou um hospital, para completar a renda, ou pode aproveitar para ocupar o tempo livre com outras atividades, como cursos de especialização.

Além da jornada de trabalho reduzida, esse profissional tem direito a férias duplas, ou seja, ele pode tirar férias duas vezes ao ano, de 20 dias consecutivos, a cada 6 meses.

3. Mercado de trabalho amplo

O Técnico em Radiologia é um profissional requisitado na área da saúde, e pode ainda ser empregado por várias instituições de diferentes segmentos. Ou seja, o mercado de trabalho é amplo e há diversas oportunidades de emprego.

Este é, com certeza, um dos principais motivos para cursar Técnico em Radiologia, porque, como o mercado é amplo, os profissionais conseguem trabalho mais fácil e rapidamente.

O Técnico é capaz de atuar tanto em empresas públicas quanto privadas. Alguns exemplos mais comuns de locais que costumam empregá-lo são: clínicas e consultórios médicos, hospitais, laboratórios e o IML.

Entretanto, além do campo da saúde, esse profissional consegue atuar em outros, como portos, aeroportos, engenharia e industrial. Nos portos, o Técnico atua na área de segurança fazendo a fiscalização de bagagens e metais.

Na engenharia, a função do Técnico em Radiologia é realizar o rastreamento de tubulações e estruturas metálicas em construções. Já no campo industrial, há também várias oportunidades de emprego.

É possível trabalhar em indústrias de equipamentos radiológicos e em indústrias farmacêuticas ou alimentícias, auxiliando nos processos de esterilização que utilizam fontes radioativas.

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA